domingo, fevereiro 20, 2011

Especial 18 Anos TVI: TVI com expressões que ainda hoje marcam Portugal


Na semana em que atinge a maioridade, relembre as expressões que os portugueses nunca mais esqueceram desde que foram pronunciadas na TVI.


"Falam, falam, falam... mas não dizem nada", adiantava Marco Borges na primeira edição do Big Brother, em 2001. O que os outros participantes diziam no reality show da TVI pouco ou nada entusiasmava o jovem ex-fuzileiro, mas isso não significa que não tenha entrado nos ouvidos dos portugueses... e que ainda hoje não se use. Passou-se com o concurso apresentado por Teresa Guilherme e passou-se com outros programas e outras personalidades da estação de Queluz de Baixo ao longo dos seus 18 anos de existência, que se completam no domingo.

Recordemos. Em 1993, era pronunciada pela primeira vez a questão que tanta gente viria a repetir:"Quer a chave ou o dinheiro?", dizia Olga Cardoso em A Amiga Olga. Oito anos depois, o então desconhecido Manuel Diogo assistia a todas as galas de Big Brother e colocava na boca dos portugueses o seu grito de guerra. "Só me apetece é ganir" ajudou a TVI a fazer história, tal como ajudou Manuela Moura Guedes, entre 2001 e 2009, com o seu arranque no Jornal Nacional. A bem da verdade, ninguém esquece a expressão "Boa noite, eu sou a Manuela Moura Guedes"...

Já mais recentemente, com Morangos com Açúcar, a estação de Queluz de Baixo contribuiu para o léxico dos adolescentes. A frase "as minhas babes" tomou de assalto os jovens, assim como a expressão "vai ver se eu estou online" substitui qualquer coisa como a desactualizada "vai bugiar".

Em suma, ao longo de 18 anos de emissões a TVI teve, como diria Emilio Aragón de O Jogo do Ganso, a "prova superada". Pelo menos na quantidade de expressões que pôs na boca dos portugueses. E "é tudo. Por agora".

Retirado de TVIBlog

Brevemente mais noticias em Especial 18 Anos TVI
Obrigado TVmais

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...