segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Estreia HOJE no TVmaisNoticias do Mundo Estreia
Olá , muito boa tarde e seja bem á nova rubrica do TVmais. Como já foi informado Noticias do Mundo vai estar aqui para lhe trazer o que está a acontecer tanto aqui tanto noutro pais. Vamos então começar este Noticias do Mundo. Vamos então dar abertura a este noticiário.

Oportunidade Perdida - Ao fim das reuniões desta semana do Eurogrupo a 17 e do Ecofin a 27, tornou-se claro que não vai haver tão cedo qualquer reforço do actual Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF). Até então pensou-se que havia alguma abertura negocial por parte da Alemanha para escorar o FEEF com capitais disponíveis suficientes (500 mil milhões de euros) para garantir a todos os detentores de dívida soberana da Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha que os seus reembolsos estão livres de qualquer perigo de incumprimento. Reduzido o risco, cairá a rendibilidade das obrigações estatais.
Com os acordos de assistência especiais avançados para a Grécia e Irlanda, quem se encontra na mira da incerteza é a dívida pública de Portugal, nomeadamente neste 1.º semestre de 2011. Vários ministros das Finanças o reconheceram: com a indecisão europeia quanto ao reforço e agilização deste FEEF, quem sai penalizado é Portugal.
Simplesmente, a senhora Merkel parece ter imposto a sua visão de que o perigo de ataques especulativos contra o euro já estão fora do horizonte e que não é preciso fazer mais nada para já. Em contrapartida, para reforçar o futuro Mecanismo Europeu de Estabilização (MEE), de carácter permanente a partir de 2013, surge uma meia dúzia de novas regras de supervisão orçamental, um verdadeiro colete-de-forças que pretende garantir que, no futuro, nunca mais nenhum país gastador do Sul da Europa pisará de novo o risco dos 3% de défice público.
Alguém recordava esta semana que a Europa nunca perde uma oportunidade de perder uma oportunidade... E Portugal, para já, só pode contar consigo e com o apoio do Banco Central Europeu (BCE), da sua cedência ilimitada de liquidez e do seu Porgrama de Mercados de Activos (PMA), mediante o qual vai comprando dívida pública de países do euro - tudo isto, presumivelmente, até fins de 2012.
Este ano já houve seis testes passados na colocação de dívida pública e sabemos que a receita fiscal, em Janeiro, ficou 360 milhões de euros acima do orçamentado e que o SNS gastou 45 milhões a menos. Precisamos de mais notícias positivas quanto antes.

É assim a primeira noticia de hoje que foi retirada do Diário de Noticias. Agora vamos então á segunda noticia de hoje , desta grande estreia do TVmais.

Subsidio de desemprego por pagar - O subsídio de desemprego de Fevereiro ainda não chegou à conta bancária de muitos portugueses.
O Ministério do Trabalho garante que não há atrasos, mas o certo é que há desempregados que costumam receber o subsídio por volta do dia 10 e que este mês ainda não têm o dinheiro na conta.
É o caso de Joana Silva (nome fictício). O marido, José, admite que o dinheiro ainda não chegou e embora "não esteja à espera dele para comer, é dela, tem direito a recebê-lo".
O DN tentou obter junto do Ministério uma indicação de quantos beneficiários teriam sido afectados por esta situação, mas sem sucesso. "Desconhecemos eventuais atrasos na distribuição e entrega de Vales Postais ou Carta Cheque", acrescentou o gabinete da ministra Helena André.
A mesma fonte salienta, ainda, que "reitera-se que não existem dias fixos para o pagamento das prestações sociais, variando em função das datas em que ocorrem os fins-de-semana". O que não significa, no entanto, que na prática, a Segurança Social não tente, habitualmente, criar uma rotina de pagamentos mensal.

416 mil pessoas em agregados que ninguém tem emprego - 

É assim , uma noticia que também nos foi dada pelo Diário de Noticias. Agora vamos , ainda continuar com o desemprego em Portugal e é mais uma noticia trazida pelo Diário de Noticias.


De acordo com o jornal "Correio da Manhã", citando dados do Instituto Nacional de Estatística, existem em Portugal 416,3 mil pessoas entre os 18 e os 59 anos que vivem em agregados familiares onde ninguém tem emprego.

Ainda no Correio da Manhã é referido que a fuga fiscal no ano passado atingiu os 14 mil milhões de euros.


Ainda não acabamos o nosso noticiário por hoje , porque ainda á muitos assuntos importantes que devem ser referidos aqui Noticias do Mundo. Agora vamos aquela parte que os portugueses cada vez que vêm ficam de queixo caído. Uma noticia dada pelo jornal Público , veja.

Subidas nos bens alimentares já começam a doer aos portugueses - Mais um cêntimo em cada pão, cinco cêntimos no café, aumentos inevitáveis no leite e em muitos outros produtos alimentares. Estas são as notícias que estão a chegar às famílias, numa conjuntura já extremamente negativa: taxa de desemprego elevada, corte de salários, aumento de impostos e recessão económica.

Revivendo um pesadelo já sentido em 2008, a que se seguiu uma fase de correcção, os preços de algumas matérias-primas votaram a atingir níveis recordes. No último ano, e citando apenas alguns exemplos, o peço do trigo subiu 62% e o do milho 58,7%; a soja aumentou 42,4% e o petróleo no mercado spot 20,2% (ver infografia). Apenas o arroz contrariou a tendência geral de subida.

Pior do que os aumentos já acumulados, que começam a reflectir-se nos preços dos bens alimentares e outros produtos finais, a trajectória de subida das matérias-primas não dá sinais de abrandar, o que significa que as más notícias para as famílias podem agravar-se ao longo do ano, numa altura em que uma percentagem significativa delas já não tem margem para acomodar mais despesas.

De acordo com dados da Kantar Worldpanel, especializada em estudos de mercado, 73% das famílias portuguesas já sente o impacto da crise (desemprego, aumento de impostos e de preços e corte de salários). O estudo, feito a partir do acompanhamento de três mil agregados familiares, revela que apenas 27% dizem não sentir esse impacto. Mais preocupante é que, do universo total das famílias, 19,2% afirmam sentir muitas dificuldades económicas e admitem não ter margem para suportar novas despesas.

Álvaro Santos Pereira, economista, sublinha que o aumento dos bens alimentares afecta de forma desproporcionada os mais pobres, que tendem a gastar mais em alimentação.

Em reacção à crise económica dos últimos dois anos, uma parte significativa das famílias tem feito um esforço para conter os gastos do supermercado, optando pela escolha de produtos mais baratos, pelas chamadas "marcas brancas" e pela substituição de produtos (peixe congelado em vez de peixe fresco; pão em vez de cereais), ou ainda por comprar em promoções.

Mesmo assim, o gasto médio dos lares portugueses em produtos de grande consumo, onde se incluem os produtos alimentares, registou uma subida de 1,57% no segundo semestre do ano passado, face ao período homólogo de 2009.

Para essa subida contribuiu o agravamento da inflação e o aumento do IVA para 20% em alguns produtos, bem como a subida de alguns bens alimentares e matérias-primas.

Perspectivas pessimistas
O aumento dos bens alimentares decorre da forte subida que se está a verificar nos preços de algumas matérias-primas (em especial os cereais e oleaginosas) e indirectamente através da subida do preço do petróleo, que afecta custos de produção, como os combustíveis, adubos e pesticidas.

Com a ajuda de Armando Sevinate Pinto, antigo ministro da Agricultura, o PÚBLICO fez um cálculo de qual pode ser o impacto de uma subida de 30 ou 50% no preço dos cereais e das oleaginosas, que representam perto de 40% das nossas importações totais de bens alimentares.

Partindo do valor de importações alimentares em 2010, cerca de 6,2 mil milhões de euros, e tendo em conta que os cereais e as oleaginosas (especialmente soja) representam perto de 40% desse valor, um aumento de 30% dos preços destes dois tipos de produtos representa uma subida de custo de importação de 744 milhões de euros. 

Se o aumento atingir os 50% - o que pode não ser exagerado, dada a subida de preços de alguns produtos de 70%, 80% e em alguns casos acima de 100% verificada no último ano -, as importações agravam-se em 1240 milhões de euros.

Tendo em conta que o valor médio do consumo dos portugueses em bens alimentares, que ascenderá a 10 mil milhões de euros, os dois cenários de subida de preços, só para os cereais e as oleaginosas, implicam um aumento entre 7,4% e 12,4% desse valor. Este cenário, embora parcial, pois assenta apenas na estimativa de subida dos preços dos cereais de oleaginosas, é apesar de tudo mais favorável do que a previsão da FAO, que estima uma subida dos bens alimentares em 15% para 2011.

Sevinate Pinto destaca que a favor de Portugal está a dependência externa ser apenas de 30%. O país tem um valor médio de consumo de 10 mil milhões de euros, produz sete mil milhões, importa 6,2 mil milhões, mas exporta três mil milhões.

Contudo, o país acaba por ser duplamente prejudicado pela subida de preços nos mercados internacionais, pois importa grandes quantidades de cereais e oleaginosas, que registam fortes subidas, ao passo que exporta essencialmente produtos que não beneficiam dessas subidas. Por outro lado, fica ainda prejudicado pela subida dos preços do petróleo.

Santos Pereira destaca que nem todos os impactos serão negativos: "Algumas famílias com rendimentos agrícolas tenderão a beneficiar e é, assim, bastante provável que o emprego agrícola comece de novo a aumentar."

E pronto é assim que está e de certeza que é assim que vai continuar. Agora vamos aquela parte má para todos os portugueses "A Morte" , uma noticia dada pelo Jornal I , veja.

Presidente da Junta de Galveias morre arrastado na Ribeira de Sôr - Era um atalho para "poupar quilómetros" e ligava a Ervideira a Tramaga, lugares de Ponte de Sôr a norte de Galveias. Na noite de sábado, o jipe onde seguia o presidente da Junta de Freguesia de Galveias e um homem de 33 anos acabou por ser arrastado pela corrente da ribeira de Sôr. O corpo de António Augusto Delgadinho só apareceu esta tarde depois do outro ocupante ter sido resgatado com vida. 

Bombeiros, protecção civil e o grupo de mergulhadores da GNR estiveram envolvidos nas operações de resgate do corpo do presidente da Junta de Galveias
O proprietário do café central de Galveias relatou ao i um ambiente de consternação na terra. A passagem era usada quando se estava com mais pressa mas a chuva dos últimos dias acabou por ser fatal para o autarca de 59 anos. Até à noite de sábado nunca tinham ouvido falar de acidentes no local. António Augusto Delgadinho cumpria o segundo mandato pela CDU. "Era uma pessoa muito estimada na terra. Fez as piscinas, o lagar...", recorda o dono do café.
Segundo a Lusa, o alerta foi dado pelas 23:28 de sábado mas o acidente terá acontecido três horas antes. No local estiveram elementos dos bombeiros, Protecção Civil e do núcleo de mergulho da GNR. O jipe só seria encontrado este domingo à tarde já no fundo da ribeira de Sôr. O outro ocupante do veículo foi transportado para o Hospital de Portalegre, onde se encontra em observação.
O corpo do autarca foi levado ao final da tarde para o Hospital de Abrantes. O funeral ainda não tinha data marcada. Segundo o Correio da Manhã, Galveias é uma das freguesias mais ricas do país, resultado da herança deixada à freguesia pelo comendador José Godinho Campos Marques. O património da freguesia com 2000 habitantes está estimado em 50 milhões de euros em propriedades e edifícios.

E pronto continuemos. Agora continuamos com mortes , mas neste caso foi a própria polícia que matou. Uma noticia dada , também , pelo Jornal I.


Polícia que matou MC Snake vai negar a acusação de crimeO agente da PSP é acusado de homicídio qualificado - a função de polícia não deixa margem  para

outra classificação -, mas o apurou que o jovem polícia, com 28 anos, vai defender em tribunal que agiu para evitar o perigo para terceiros.


O comandante da Unidade Especial de Polícia (UEP), Magina da Silva, decide hoje se aceita testemunhar pela defesa como uma autoridade reconhecida em questões táctico-policiais.

No julgamento, que começa amanhã à tarde, o arguido vai prestar declarações e alegar que o recurso à arma de fogo decorreu do decreto-lei onde se refere que é permitida a sua utilização "para repelir a agressão actual ilícita dirigida contra o agente ou terceiros, se houver perigo iminente de morte ou ofensa grave à integridade física".

Ou seja, a defesa pretende provar que Nuno Manaças, mais conhecido no mundo da música Rap por MC Snake, poderia pôr em causa a vida de terceiros quando se preparava para seguir em sentido contrário na Radial de Benfica, em Lisboa.

Segundo a acusação, que aceitou a base do relatório da Polícia Judiciária, "não se verificava, neste caso, nenhuma das situações legitimadoras do recurso a arma de fogo previstas na lei". Para o Ministério Público, o disparo - um dos três - que vitimou Nuno Manaças foi "um recurso desnecessário, desproporcional e desadequado".

Pormenores O MP descreve o caso com todos os pormenores da perseguição. O jovem rapper às 4h20 da manhã, ao aperceber-se da operação stop que decorria junto à Doca de Santo Amaro, inverteu a marcha e seguiu em contra-mão. O arguido e mais quatro agentes perseguiram o automóvel em fuga numa carrinha da PSP. Nuno Manaças conduziu o seu automóvel em grande velocidade, desrespeitando vários sinais vermelhos, pela Avenida Brasília, túnel de Algés, IC-17, 2ª Circular e, finalmente, Radial de Benfica. Foi ultrapassado pela carrinha da polícia e parou pouco antes de saírem três agentes. Novamente inverteu a marcha quando um dos polícias, o arguido no processo, disparou três tiros. Um dos projécteis entrou pela porta da bagageira, perfurou o banco traseiro e o do condutor e alojou-se no peito de Nuno Manaças, o que levou à sua morte.

A defesa pretende provar que os disparos - dois tiros para o ar de intimidação e um terceiro que disparou inadvertida e acidentalmente -, foram justificados pela segunda tentativa de fuga que poderia pôr em perigo terceiros, uma vez que ali circulam automóveis a 80 km por hora.

Os familiares do jovem de Chelas, que pedem uma indemnização de 200 mil euros, vão ser representados pelo escritório do advogado Garcia Pereira, enquanto a defesa está a cargo de Santos de Oliveira.

Este caso levantou a discussão em vários sectores da sociedade sobre a actuação da PSP. A falta de definição clara do papel das autoridades levou a que um grupo de profissionais divulgasse na internet um texto com o título "Nós, órgãos de polícia criminal queremos saber como agir".

Vamos então continuar , mas já por pouco tempo , pois o Noticias do Mundo está mesmo quase a cegar ao final. A próxima noticia é uma daquelas mesmo que parece que é mentira , mas não , aconteceu mesmo. Uma noticia dada pelo Jornal de Noticias , veja.


Criança sobreviveu ao abutre, fotógrafo sucumbiu à dor - O fotógrafo sucumbiu ao arrependimento e suicidou-se. A opinião pública crucificou Kevin Carter, mas, 18 anos volvidos, sabe-se que a criança que parece prestar-se a servir de pasto ao abutre sobreviveu à fome e à guerra no Sudão.

 
 
Kevin Carter disparou, em 1993, no Sudão, a foto que lhe viria a custar a vida, paradoxalmente, eternizando o fotógrafo sul-africano na galeria dos maiores repórteres fotográficos de sempre, com um "frame" icónico, um retrato de uma tragédia que não precisa de uma sílaba sequer.
Criança sobreviveu ao abutre, fotógrafo sucumbiu à dorQuando fotografou aquela cena, em Ayod, no Sudão, em 1993, Kavin Carter terá visto, como quase toda a gente, na imagem de um abutre postado atrás de uma criança desnutrida, a metáfora perfeita para a fome que grassava, e matava, no Sudão.
Disparou e pouco depois entrou no avião. O New York Times publicou a foto, que em 1994 viria a ganhar o prestigiado prémio Pulitzer. Kevin Carter não suportou a glória de uma imagem que lhe recordaria a sua própria mortalidade, a sua própria face humana, que naquela tarde de 1993, no Sudão, se deixou dominar pelo brio profissional de capturar a imagem que melhor demonstrasse a tragédia que varria o Sudão. Conseguiu-o.
O Mundo viu, nessa foto, a morte e a fome, a morte pela fome. A opinião pública apressou-se a julgar e a condenar sumariamente a alegada frieza com que teria agido Kevin Carter, considerando que o fotógrafo poderia, e deveria, ter feito alguma coisa para salvar a criança. Kevin sentiu o mesmo e foi essa dor que o levou a pôr termo à própria vida, incapaz de suportar a ideia de não ter ajudado a salvar uma vida.

Já sabe , então , do que eu estava a falar. Agora quase a chegar ao final vamos trazer-lhe algumas noticias sobre futebol. A primeira noticia é de André Vilas Boas e o que está a fazer para tentar ultrapassar José Mourinho. Uma noticia do jornal A Bola , veja.

André Villas Boas (foto ASF)
Villas Boas prepara-se para ultrapassar Mourinho - Se vencer o Sevilha, quarta-feira no Dragão, André Villas Boas supera as oito vitórias de Mourinho na caminhada em 2002/2003. Mas o caminho até Dublin ainda estará longe. Percurso brilhante... e goleador.

Vem aí o Sevilha, e num quadro de grande ilusão geral no universo portista, aspecto que o treinador do FC Porto tenta combater através de um corte selectivizado no discurso após o jogo do Pizjuan, em que assumiu, com total e raro desassombro, que o empate ficaria melhor; pormenor, aliás, que a crítica espanhola não deixou de enaltecer.

De qualquer forma, a excitação crescente parece ter tomado conta dos adeptos portistas, e prova disso é já estarem reservados três quartos da lotação do Estádio do Dragão, mas o assunto é outro: se André Villas Boas selar a passagem, e a selar com uma vitória, ultrapassa o número de êxitos que José Mourinho necessitou para trazer do Estádio Olímpico de Sevilha a Taça UEFA de 2002-2003.

Rookie notável

O percurso do rookie portista é definitivamente notável: oito vitórias e um empate na primeira experiência europeia é um registo brutal, e até, convenhamos, inesperado, pois a própria competição envolve sempre clubes menos conhecidos, ambientes drasticamente hostis e alguma pressão própria para os que querem emancipar-se rapidamente.

Mas é precisamente isso que Villas Boas tem conseguido: cilindrar na sua emancipação, deixando-se apenas embalar pelo Besiktas em casa, num jogo em que a expulsão de Cristian Rodriguez aos 59 minutos tornou o FC Porto diminuído e embaraçado (os turcos poderiam mesmo ter ganho, mas o apuramento de ambos estava praticamente assegurado).

De resto, o trajecto europeu de André Villas Boas é realmente assinalável, e roça já a fasquia do notável, com uma nuance particular que distingue os sobreviventes dos conquistadores: cinco vitórias fora em cinco jogos!

Com as vitórias em Braga e em Sevilha, e ainda sem Falcao e Álvaro Pereira, essenciais na mecânica potenciada desde os primeiros dias da época, parece, então, consumado o reequilíbrio da equipa no plano exibicional, e a consequente segurança, crucial quando se parte à conquista do muito que ainda em jogo, pois nenhuma temporada se decide no Inverno.

É assim. Agora uma noticia vinda do jornal Record sobre Salvio e Gaitán. Veja.

Salvio e Gaitán são os estreantes - Caso Jesus não promova uma revolução no onze encarnado só haverá dois jogadores que ainda não disputaram o 
dérbi: Salvio e Gaitán.
Recorde-se que o jogo da primeira volta, disputado no Estádio da Luz, realizou-se em meados de setembro, ou seja numa altura em que os dois argentinos ainda estavam numa fase de adaptação do clube. Este fator levou o treinador das águias a apostar em jogadores mais experientes como foi o caso de César Peixoto [jogou no meio-campo]. A decisão de JJ revelou-se acertada pois os campeões nacionais venceram de forma convincente.
E pronto chegamos ao fim deste Noticias do Mundo. Voltamos na próxima Segunda-Feira. Como também deve ter visto as noticias não são completas , por isso se as quiser ver completas basta comprar as edições dos jornais e revistas do dia. E pronto ficamos por aqui e até Segunda.

Obrigado TVmais

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...